Padrões de codificação de caracteres

Olá!
Hoje na aula de Aplicações Informáticas iniciámos um novo tema que queremos partilhar convosco: o que são padrões de codificação de caracteres, o código ASCII e o código Unicode.


  • Codificação de caracteres

Uma codificação de caracteres é um padrão que retrata a relação entre um conjunto de caracteres (ex.: código Morse, letras do alfabeto) e um conjunto de outros elementos (ex.: no caso do computador números binários; pulsos elétricos). Tem o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e respetiva transmisão através de redes de telecomunicação.

Dois exemplos são:

    • Código ASCII

    ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o código americano para o intercâmbio de informação.É usado na representação de textos em computadores. equipamentos de comunicação, etc, e codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controlo.Cada código binário possui 8 bits (=1 byte ): 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (detecção de erro).

    Exemplo de tabela ASCII

    • Código Unicode 

    Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.Consiste em mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. É de salientar que este padrão de codificação consegue codificar praticamente todos alfabetos, ao contrário do ASCII que apenas padronizava um.


    Exemplo de tabela Unicode

                                                                                                                                                                                           

    Comentários