Modelos de Cor

É necessário utilizar um método preciso para definir cores. Assim, surgem os Modelos de Cor que fornecem diversos métodos de definição de cores. Existem vários modelos disponíveis na criação de imagens gráficas, sendo que cada um define as cores utilizando componentes de cores específicos.

Apresentamos agora os Modelos de Cor que aprendemos na aula de Aplicações Informáticas B:


  • Modelo RGB

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, “datashows”, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.



Qualquer cor neste sistema digital pode ser representada por um conjunto de valores numéricos de de entre os seguintes: decimal de 0 a 1; inteiro de 0 a 225; percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
É um modelo aditivo e, por isso, a cor branca corresponde à representação simultânea das 3 cores primárias (1,1,1), enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas (0,0,0).






  • Modelo CMYK

O Modelo CMYK baseia-se na natureza, na forma como ela reflecte e absorve as cores. É um modelo subtractivo. As cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primários do CMYK são as secundárias do RGB. É utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.





  • Modelo HSV

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação(Saturation) e valor, (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. Importante realçar que : A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor. A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.




  • Modelo YUV

O modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que da cor. Foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. 







Webgrafia:









Comentários