Olá! Em seguimento da introdução à nova unidade (Texto), trazemos hoje um novo tema para vocês!
Fonte tipográfica:
Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de de carateres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho ou corpo.
Tipos de fontes:
- As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. Frequentemente é considerada uma excelente fonte tipográfica para a leitura na tela do monitor, para o qual ela foi concebida. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
Fontes escaladas:
- Sendo desenvolvidas pela Adobe e, sendo o formato nativo do PostScript, definem-se matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Ao contrário da fonte bitmapped , estas nunca perdem definição ao serem ampliadas, tais como como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.
Fontes com serifa:
- No campo da tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Esta família tipográfica é predominantemente usada em textos longos e de leitura contínua. O exemplo mais flagrante deste tipo de fonte é a Times New Roman mas existem outras como a Bembo, Didot, Ionic ,etc.
Fontes sem serifa:
- Por outro lado temos as fontes sem serifa que não possuem estas propriedades referidas anteriormente e, são maioritariamente utilizadas em textos mais curtos. Alguns exemplos desta fosnte utilizada são: Arial, Calibri, Futura, Impact, etc.Por outro lado temos as fontes sem serifa que não possuem estas propriedades referidas anteriormente e , são maioritariamente utilizadas em textos mais curtos.
- A primeira fonte sem serifa, foi publicado por William Caslon IV em meados de 1816. Esta fonte possuía apenas caixas altas e não se sabe claramente como surgiram as suas formas inusitadas para o período.Estas têm a função de "ligar" umas palavras às outras para tornar a sua leitura mais simples e clara.
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário