Introdução à Programação


Olá! Hoje como introdução à Programação trazemos algumas respostas a questões que a nossa professora, assim como nós, achou relevante. Esperemos que aprendas mais e que seja útil!

1- Conceito de Programação Informática e de Linguagens de Programação

  • A Programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Este é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Assim, determinado programa é escrito segundo uma linguagem de programação específica.
  • A Linguagem de Programação é uma linguagem escrita e formal que específica um conjunto de instruções e regras utilizadas para gerar programas (software). Assim, cada linguagem de programação é criada com um determinado objetivo, ou para facilidade de escrita, de manutenção, para melhoria da performance do dispositivo, etc.

2- Diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível

  • As linguagens de programação costumam ser divididas em dois níveis. A linguagem de baixo nível aproxima se da linguagem da máquina ou das instruções do processador. Normalmente, envolvem números e letras que não são nada mais que instruções diretas ao dispositivo.Como por exemplo, Assembly,ALGOL, etc.
  • As linguagens de alto nível são assim denominadas por apresentarem uma sintaxe mais próxima da linguagem natural , utilizando palavras extraídas do vocabulário corrente e permitem a manipulação dos dados nas mais diversas formas, números inteiros, reais, vetores, etc. O Pascal e o Basic são dois exemplos da utilização deste tipo de linguagem.

3- Diferença entre algoritmo e programa

  • Um algoritmo é uma sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a realização de uma tarefa ou para a resolução de um problema. Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Desta forma, é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, por exemplo uma ordenação.
  • Um programa, por outro lado, é uma coleção de instruções organizadas de uma forma lógica e previamente estabelecida que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador.


4- Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da programação

  • Condessa de Lovelace, mais conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática que nasceu a 10 de dezembro de 1815, tendo falecido aos 36 anos de idade. No entanto, não se pode dizer que fora apenas uma matemática: Ada foi, não só a primeira mulher a escrever um código, como também a primeira pessoa programadora da história, tendo criado o primeiro algoritmo para ser, posteriormente, processado por uma máquina.
  • É de salientar que sempre fora uma mulher com um pensamento evoluído, tanto que, em conjunto com Charles Babbage, trabalhou no projeto da Máquina Analítica (primeira máquina da história capaz de ser programada para executar qualquer tipo de comandos) e chegou a conclusões acerca da utilidade da mesma que nem o próprio criador imaginava. Neste sentido, elaborou umas notas relativas à Máquina de Babbage que continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador alguma vez criado.
  • Infelizmente, toda a sua genialidade só obteve o devido reconhecimento quando, quase cem anos após a sua morte (1953), as suas notas foram republicadas. A Máquina de Babbage foi então reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído, e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software.


5- "No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever."
Um pequeno comentário...

  • Costumam dizer-nos que o inglês é a língua universal, que falar espanhol dá jeito ou que aprender outros idiomas é uma mais valia. Na nossa opinião, tudo isto é tão ou mais importante que saber programar. Porquê? Muito simples! Se precisamos de falar outro idioma para compreender um estrangeiro, por que desvalorizamos tanto as linguagens de programação, já que as tecnologias são tão intrínsecas no nosso quotidiano? Aprendemos muito sobre ciências exatas, humanas e biológicas e pouco (ou nada) sobre tecnologia e a verdade é que aprender conceitos básicos de programação ajuda-nos a entender como as aplicações funcionam, tornando-nos melhores utilizadores e preparam-nos melhor para atuarmos na vida profissional no mundo moderno. Para além disso, a prática da linguagem de programação traz-nos mais uma habilidade: a lógica, que se torna indispensável em quase todas as ações da nossa vida.


Webgrafia:

Comentários